5 dicas de como cuidar do cabelo na praia

Publicado por Costa Leste em

Praia, sol e água do mar são a combinação perfeita para a diversão nos dias mais quentes. Mas, para os nossos cabelos, isso tudo junto pode não ser tão bom assim. Nossas madeixas precisam de muitos cuidados, se você quiser mantê-las bonitas e saudáveis.

Expor os cabelos excessivamente ao sol pode danificar os fios e deixá-los ressecados, sem brilho, quebradiços e, até mesmo, um pouco desbotados. Para evitar que esses problemas aconteçam, é uma ótima pedida ver as nossas dicas de como cuidar do cabelo na praia!

1. Use creme de cabelo com filtro solar

Evite deixar os cabelos desprotegidos enquanto estiver exposta ao sol. Assim como a pele, nossos fios também precisam de filtro solar para evitar possíveis danos. Por isso, a primeira dica é justamente usar um creme de cabelo com filtro antes de sair de casa.

É interessante que o produto seja do tipo sem enxágue e tenha proteção UV para que, ao aplicá-lo, seja formada uma película protetora para as madeixas quando o sol bater sobre sua cabeça. Se não souber qual creme usar, peça indicações de um cabeleireiro de sua confiança.

2. Enxágue o sal do mar

Sempre que sair do mar, é importante dar um jeito de retirar o sal dos seus fios. Jogue água doce ou potável em toda a extensão do seu cabelo para evitar que a salinidade penetre, deixando as madeixas sensíveis e com as cutículas abertas. Quanto menos contato com a água do mar, menores serão os danos.

A dica também vale para a água da piscina, pois o cloro danifica e desbota os cabelos.

3. Use algum acessório para não queimar o couro cabeludo

Por mais que os fios estejam protegidos, às vezes, o sol é tão forte que queima o nosso couro cabeludo. O resultado é incômodo e bastante desagradável. A melhor dica aqui é utilizar algum acessório para que isso não aconteça.

Aproveite as variedades da moda praia e invista em um chapéu de sol, um boné moderninho ou mesmo um bonito lenço. Você estará com um visual estiloso e ao mesmo tempo cuidando para que seus cabelos continuem lindos.

4. Hidrate periodicamente seus cabelos

A hidratação é a melhor amiga de quem gosta de cuidar de suas madeixas. É, portanto, mais uma dica de ouro para saber como cuidar do cabelo na praia. Hidratá-los antes de se jogar no mar e na piscina deixa os seus fios “blindados” diante dos efeitos prejudiciais do sol, do sal e do cloro.

Quando voltar à sua rotina normal, outra hidratação é recomendada e, se possível, o uso de um shampoo antirresíduos para que resquícios e sujidades não permaneçam nos fios.

5. Evite usar secador e chapinha durante esses dias

Lembre-se que secador e chapinha também podem ressecar os fios. A recomendação para quem está aproveitando o sol é deixar as madeixas secarem ao natural. Afinal, elas precisam respirar!

Seguindo essas ótimas dicas de como cuidar do cabelo na praia, você não precisará se preocupar em reparar os danos e poderá curtir o sol e a praia com fios maravilhosos!

Gostou das dicas? Que tal saber também como proteger o cabelo loiro na praia?