Descubra os benefícios dos alimentos desintoxicantes

Publicado por Costa Leste em

Sabe quando você sente inchaço, náuseas e até mesmo dor no estômago sem nenhuma razão aparente?

Esses podem ser indícios de que está na hora de passar por um detox. Conforme a gente se alimenta, nosso corpo acumula toxinas provenientes da comida industrializada e outros alimentos que, por algum motivo, nosso organismo não é capaz de processar adequadamente.

Felizmente, é possível se livrar dessas toxinas por meio de uma alimentação saudável e balanceada. Com isso em mente, desenvolvemos este texto para esclarecer algumas das principais dúvidas sobre alimentos desintoxicantes e seus benefícios. Confira!

O que são os alimentos desintoxicantes?

Os rins e o fígado são órgãos que realizam o processo de desintoxicação do corpo de forma natural. Porém, a ingestão frequente de açúcares e gorduras acaba sobrecarregando o funcionamento deles.

Assim, frequentemente é preciso contar com a ajuda de alimentos desintoxicantes — aqueles que ajudam a liberar toxinas acumuladas no organismo. Essas toxinas são especialmente comuns a quem tem uma alimentação rica em comidas industrializadas e ultraprocessadas.

Quais os principais alimentos desintoxicantes?

O detox possibilita uma “limpeza” no organismo e a redução de inflamações. Ele pode ser alcançado por meio de uma alimentação mais natural e rica em determinados alimentos. Conheça alguns deles a seguir.

  • abacaxi: diurético e favorável à aceleração do metabolismo;
  • maçã: rica em diferentes vitaminas, essa fruta combate o colesterol ruim e também traz benefícios à saúde cardiovascular;
  • gengibre: com propriedades adstringentes, ajuda no funcionamento do fígado;
  • couve: com propriedades anti-inflamatórias, traz benefícios à saúde dos rins;
  • beterraba: combate os radicais livres e tem ação anticancerígena;
  • chá verde: rico em antioxidantes e responsável pela aceleração do metabolismo.

Quais os benefícios do detox ao corpo?

Além de limpar o organismo e trazê-lo de volta ao seu eixo de funcionamento, uma dieta detox pode trazer outros benefícios ao seu corpo. O emagrecimento é um deles, mas isso deve ser visto como consequência e não motivo para embarcar nesse tipo de alimentação, combinado?

Além disso, uma alimentação natural traz mais qualidade de vida. É possível notar diferenças na qualidade do sono, na saúde da pele e dos cabelos e também no funcionamento do intestino.

Como consumir esses alimentos?

Uma dieta composta exclusivamente de alimentos detox não deve incluir carnes e derivados do leite. Assim, o ideal é que ela não dure muito tempo. De toda forma, não é difícil incluir esses alimentos em sua rotina.

Experimente consumir saladas diariamente e separe pelo menos um dia na semana para algum tipo de sopa. Sucos e vitaminas detox também são muito bem-vindos e podem ser, até mesmo, uma ótima maneira de iniciar o dia.

Outra forma de incluir esses alimentos no seu dia a dia é por meio de lanches rápidos, que podem incluir frutas e/ou sanduíches frios. Ter sempre um desses itens na bolsa é uma boa estratégia para evitar cair na tentação dos fast food ou outras comidas de rua.  

O organismo tem mecanismos próprios para liberar as toxinas adquiridas por meio da alimentação. Porém, é possível — e, em alguns casos, é preciso — dar uma ajudinha ao nosso corpo com alguns alimentos saudáveis, ricos em antioxidantes e que ajudem a melhorar a saúde dos rins e fígado.

Ainda tem alguma outra dúvida sobre os alimentos desintoxicantes? Comente abaixo e teremos o prazer de respondê-la. Até a próxima!