Aprenda como se proteger do sol!

Publicado por Costa Leste em

Você sabia que o câncer de pele é o tipo mais comum que existe? Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA) estima-se que 165.580 novos casos de câncer de pele sejam diagnosticados entre os anos de 2018/2019. E o excesso de exposição ao sol é uma das suas causas mais frequentes.

Além do câncer, o excesso de radiação solar pode causa queimaduras, manchas na pele, desidratação, insolação, mal estar e vários outros problemas de saúde. Pois isso, saber como se proteger do sol é fundamental.

Pensando nisso, resolvemos criar este post para lhe auxiliar a evitar esses contratempos e, de quebra, se divertir de forma saudável. Interessado? Então, continue lendo e confira!

Use o protetor solar

Por mais que médicos e especialistas reforcem sempre a importância do uso de protetor solar, muitas pessoas ainda subestimam o assunto e acabam o ignorando. No entanto, o uso do protetor solar ajuda não só a evitar que a pele fique vermelha e ardendo, mas também previne doenças como o câncer de pele.

O indicado é que ele seja aplicado de 15 a 20 minutos antes de você sair de casa, sendo retocado a cada duas horas, especialmente se você entrar em contato com a água. Além disso, vale ressaltar que esse produto deve ser utilizado mesmo em dias nublados.

Invista em acessórios

O uso de acessórios e roupas específicas também pode lhe ajudar bastante na hora de se proteger do sol.

Hoje em dia, diversas lojas e marcas já oferecem modelos de apetrechos que, além de funcionais, estão sempre na moda. Chapéus, óculos, saídas de praia e camisas térmicas são apenas alguns desses itens!

Seja qual for a escolha, lembre-se de que peças com proteção UV são sempre as mais indicadas quando o assunto é proteção.

Evite horários de pico do sol

É muito comum, especialmente na praia, vermos pessoas pegando sol o dia todo, sem se importarem com o horário. Segundo especialistas, contudo, deve-se evitar exposição solar entre as 10 horas da manhã e as 3 horas da tarde.

Esse é o horário que o sol está mais forte, com a radiação mais intensa. Então, de preferência, fique em algum abrigo contra os raios solares durante esse período. Se não for possível, invista no protetor solar e nos acessórios com proteção UV.

Mantenha-se sempre hidratado

Um dos maiores erros de quem tem o costume de se expor muito ao sol é não beber líquidos e se reidratar.

Quando ficamos muito tempo expostos aos raios solares, temos a tendência de suar mais e, por consequência, perdemos mais líquidos. Se não repomos o que foi perdido, na maior parte das vezes passamos mal e ficamos desidratados, o que pode levar até a uma visita ao hospital.

A melhor forma de evitar que isso aconteça é beber, pelo menos, 2 litros de água por dia. A água de coco é uma ótima opção para quem está na praia ou na piscina, mas sucos também são indicados (em menor quantidade).

Enfim, agora que você sabe como se proteger do sol, já pode aproveitá-lo com segurança e saúde! Alimentar-se bem, usar cremes de hidratação e evitar exposição direta são mais algumas dicas para lhe ajudar nessa hora.

Além disso, vale lembrar: caso você tenha qualquer dúvida sobre o assunto ou o que pode funcionar melhor para você, consulte um especialista.

Então, gostou do nosso post? Se quiser acompanhar mais dicas como estas, aproveite e nos siga nas nossas redes sociais! Estamos no Instagram, no LinkedIn e no Facebook, e ficaremos muito felizes de ter você por lá