Confira 5 benefícios de tomar sol regularmente

Publicado por Costa Leste em

Você sabia que os benefícios de tomar sol vão muito além de uma pele bronzeada? A prática ajuda na produção de vitamina D, regula o sono e fortalece o organismo, entre outras vantagens que fazem com que melhoremos, e muito, a nossa qualidade de vida.

Para isso, entretanto, é preciso estar atento a alguns detalhes, como horário de exposição e intensidade da radiação solar. Curioso para entender mais sobre o tema para aproveitar os benefícios de tomar sol da melhor maneira possível? Continue a leitura e confira as 5 vantagens que a prática tem a oferecer a você.

1. Ajuda na obtenção de vitamina D 

A vitamina D é importante para o organismo porque auxilia na absorção de cálcio, confere tonicidade muscular, mantém o equilíbrio e, por isso, evita quedas e combate a osteoporose, doença que torna os ossos mais frágeis. Cerca de 10% da quantidade que precisamos da substância é obtida por meio da comida, a partir de alimentos como leite, ovos e manteiga.

Os outros 90% são adquiridos pelo contato com o sol, por isso a necessidade de se expor com certa regularidade. Para fazer isso com segurança, o ideal é investir em uma média de 15 minutos, três vezes por semana, sempre antes das 10 horas. 

2. Evita doenças

Outra vantagem de tomar sol é que, com a exposição regular e correta, é possível aumentar a imunidade do organismo. Por causa disso, pode-se combater doenças de pele que têm a ver com a resistência do corpo em relação a fatores patogênicos, exemplo de problemas como dermatite atópica, vitiligo e psoríase. 

Segundo os especialistas, doenças cardíacas, diabetes, artrite reumatoide e esclerose múltipla são algumas outras enfermidades que têm diminuição de ocorrência se o indivíduo tiver o hábito de tomar sol.

3. Reduz a chance de ter depressão

A endorfina é uma substância natural antidepressiva e a exposição ao sol ajuda na sua produção. Por isso, normalmente aumentamos nossa sensação de alegria quando estamos ao ar livre em um dia ensolarado. A transformação da melatonina em serotonina, que acontece quando tomamos sol, também contribui para melhorar a autoestima e a sensação de felicidade e, assim, reduz alguns dos sintomas da depressão.

4. Melhora o sono

Você sabia que a luz solar interfere na qualidade do sono? O organismo a usa para regular a hora de dormir. Por isso, o natural é sentir sono de noite e ter mais vitalidade durante o dia. A exposição regular e segura ao sol ajuda a equilibrar esse funcionamento, evitando episódios de insônia ou a dificuldade para dormir durante a noite.

5. Deixa a pele bronzeada

Um dos mais queridos e conhecidos benefícios de tomar sol tem a ver com a estética: com a luz solar, é possível dar ao corpo aquele tom que é a cara do verão! Isso acontece porque a prática estimula a produção de melanina, hormônio responsável por pigmentar a pele.

Para aproveitar a vantagem sem correr riscos, é preciso, claro, usar sempre protetor solar e se certificar de tomar o banho de sol em momentos menos agressivos, como antes das 10 horas ou depois das 16. Além disso, é também importante reaplicar a proteção a cada 2 horas e manter-se sempre hidratado, a fim de evitar a possibilidade de insolação.

Os benefícios de tomar sol regularmente são muitos, não é? Fazendo isso do jeito certo e sem se esquecer de cuidados básicos, é possível pegar um bronze e ainda melhorar a imunidade e a qualidade do sono. Sem falar, é claro, de poder aumentar a obtenção de vitamina D e de serotonina, o que deixa a vida muito mais feliz.

Gostou das informações? Aproveite o ensejo para preparar sua próxima viagem para a praia e aprenda aqui as melhores dicas do que levar na mala!