Bronzeamento artificial: como funciona e quais os principais cuidados?

Publicado por Costa Leste em

É inegável a paixão das brasileiras pelo tom de pele mais dourado, principalmente no verão. Para garantir esse visual, é preciso banho de sol e um ótimo bronzeador. Mas, para quem não é fã da exposição solar ou quer agilizar o processo, o jeito é apostar no bronzeamento artificial.

Hoje em dia, existem diversos produtos e técnicas que bronzeiam a pele de maneira eficiente e segura. No entanto, todo o cuidado é pouco quando falamos em saúde, não é mesmo?

Nas próximas linhas, mostraremos a você como fazer bronzeamento artificial sem prejudicar a sua pele. Quer arrasar no próximo verão com seu bronzeado? Então continue a leitura!

O que é e para que serve o bronzeamento artificial?

O bronzeamento artificial nada mais é do que escurecer o tom natural da pele por meio de produtos específicos que contém DHA — um tipo de açúcar que reage com a queratina da epiderme, resultando numa substância de cor acastanhada.

Ele é ideal para quem não gosta, não tem tempo ou não tem paciência de tomar banhos de sol para ativar a melanina. Assim, em vez de se expor ao sol, a pessoa passa por sessões desse procedimento para garantir uma cor mais bonita e bronzeada.

Quais são os tipos de bronzeamento existentes?

Quando falamos em bronzeamento artificial, logo pensamos nas câmaras que ficaram muito famosas por conferir cor rapidamente. Porém, essa técnica foi proibida no Brasil pela Anvisa, em 2009, por risco de prejuízos à saúde. A seguir, veja os procedimentos que são liberados pelo órgão.

Bronzeamento a jato

É feito em clínicas estéticas e requer boa qualidade dos materiais utilizados, além da excelência do profissional. A cliente usa um biquíni comum ou feito em adesivo (esse é melhor para não sair do lugar).

Então, um aparelho contendo o produto específico é pulverizado com uma máquina apropriada — vem daí o nome. O procedimento leva 30 minutos e o efeito é imediato. A cor dura por volta de 10 a 15 dias.

Autobronzeadores

São cosméticos usados em casa e de ação progressiva, ou seja, quanto mais você aplicar, mais cor vai ganhar. Eles têm apresentações variadas, como sprays, loções, gel e hidratantes.

Para usar o autobronzeador, você deve colocar luvas para não manchar as palmas das mãos, espalhar bem o produto e esperar secar antes de tocar qualquer tecido. Siga a recomendação do fabricante quanto à frequência de uso, ok?

Quais são os cuidados a serem tomados?

Tanto no bronzeamento a jato como no uso de autobronzeadores, é essencial buscar referências da procedência dos produtos. Confirme se as substâncias utilizadas são liberadas pela Anvisa e se a clínica tem bom reconhecimento. Veja mais algumas recomendações:

  • antes de fazer o bronzeamento, passe um esfoliante corporal para remover as células mortas e fazer com que o tom dure por mais tempo;
  • não aplique qualquer produto se a pele estiver lesionada ou com alergia ou se tiver usado algum ácido recentemente;
  • mantenha a pele sempre hidratada para uma cor mais duradoura.

Ter uma pele bronzeada é realmente um charme. Porém, não devemos arriscar a nossa saúde, concorda? Por isso, entre os métodos existentes por aí, opte pelo bronzeamento a jato ou pelos autobronzeadores para assegurar que você fique longe de qualquer risco. Afinal, nosso bem-estar é tão importante quanto nossa beleza!

Com essas informações, ficou fácil entender como funciona o bronzeamento artificial, não é mesmo? Então deixe seu comentário dizendo o que achou deste conteúdo e qual sua opção para deixar sua pele linda e bronzeada!