Como escolher óculos de sol? Veja modelos para cada formato de rosto

Publicado por Costa Leste em

Sabia que usar óculos de sol vai além da questão estética? O acessório é importante para manter a saúde, já que protege os olhos de possíveis lesões derivadas da radiação solar. A catarata e o pterígio, caracterizados pela formação de um tecido transparente sobre o globo ocular, são exemplos de quadros clínicos que podem ser evitados com a simples utilização da peça.

Por isso, que tal pensar na melhor maneira de proteger os olhos e, de quebra, escolher um lindo acessório para incrementar o visual, unindo, assim, o útil ao agradável? Acompanhe a seguir como escolher óculos de sol segundo o seu tipo de rosto e descubra qual é a melhor opção para você.

Óculos para rosto oval

O rosto oval se caracteriza por ser ligeiramente alongado. Para conseguir pensar no formato da face com mais precisão, prenda os cabelos e trace uma linha imaginária (ou de verdade mesmo) de cima para baixo, passando pelo nariz e chegando até o queixo. Depois, trace outra linha, agora horizontal, entre uma orelha e outra.

Com isso, o rosto fica dividido em quatro quadrantes e torna-se mais fácil identificar sua forma. No caso do modelo oval, como já dito, percebe-se um perfil mais prolongado: a linha vertical é cerca de um terço maior que a horizontal. O formato é delicado e não tem nenhum ângulo mais expressivo, sendo bastante homogêneo.

Por causa da harmonia, a tarefa de escolher os óculos de sol se torna bastante simplificada. As donas do rosto oval podem escolher acessórios de qualquer formato, dos redondos aos mais retos. A dica aqui é, entretanto, ficar sempre atento ao tamanho, já que óculos grandes ou pequenos demais podem tirar a harmonia natural da face.

Óculos para rosto redondo

Sabe as linhas que aprendemos a fazer no rosto para medir suas dimensões? No caso do formato redondo, elas têm o mesmo comprimento. Para identificar corretamente esse modelo, que muitas vezes é confundido com o anterior, dê atenção especial ao tamanho da testa, que é menor. 

Outra característica importante diz respeito à distância entre a parte de cima da boca e o queixo, que é menor que o comprimento total do nariz. Se você tem o rosto redondo, aposte em modelos quadrados ou retangulares de óculos. Os acessórios arredondados devem ser evitados porque reforçam ainda mais as linhas naturais do rosto.

Óculos para rosto quadrado

As linhas horizontais e verticais que traçamos têm as mesmas dimensões nesse cenário, mas a face também é caracterizada por contornos bem demarcados. Por isso, para identificar esse tipo de rosto, repare na presença de ângulos retos na mandíbula, queixo e lateral.

Os melhores óculos nesse contexto são os do tipo aviador ou gatinho, já que ajudam a suavizar as linhas mais expressivas e marcantes da face. Assim, esses modelos são ideais para quem quer compor um visual mais charmoso e harmonioso.

Óculos para rosto coração

No rosto coração, a linha da largura é menor que a do comprimento, e o queixo é mais pontudo. Além disso, o contorno da mandíbula é reto e vai afinando à medida que desce em direção ao pescoço. É também conhecido como triângulo invertido.

Para acertar nos óculos, aposte nos modelos redondos ou nos de lateral ovalada. Os óculos de tipo aviador também são uma ótima opção para compor o visual.

Viu só como escolher óculos de sol segundo seu tipo de rosto pode ser uma tarefa simples? Com um pouco de autoconhecimento, dá para optar pelos melhores formatos e garantir um look maravilhoso. De quebra, ainda mantemos a saúde dos olhos e, assim, evitamos doenças que podem surgir com o tempo.

Quer aproveitar a oportunidade para pensar em outras formas de garantir o estilo durante o verão? Então, leia o artigo que preparamos para você sobre acessórios para a praia!

Categorias: Lifestyle

0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *