Como montar um bom roteiro de viagem em 5 passos

Publicado por Costa Leste em

Planejamento é tudo, e isso não seria diferente na hora de elaborar um roteiro de viagem. Afinal de contas, queremos que tudo ocorra da melhor forma ao tirar férias ou mesmo dar uma escapada durante um feriado prolongado, certo?

Para garantir essa tranquilidade, é importante pesquisar e planejar cada etapa da sua viagem. Desde o que vai na mala, passando pelos limites do seu orçamento, até aquele ponto turístico que não pode ficar de fora do passeio, tudo precisa ser pensado com cuidado. Neste texto, listamos os cinco principais passos que você precisa adotar para uma viagem sem imprevistos. Confira!

1. Escolha o destino e crie um objetivo para a viagem

Obviamente, o primeiro passo é escolher o lugar para onde você deseja viajar. Porém, o ideal é que você consiga identificar um objetivo para essa viagem. Quer descansar? Ir ao número máximo de festas possíveis? Fazer uma imersão na cultura local? Aproveitar o verão e curtir uma boa praia?

Depois de entender esse propósito, vai ficar mais fácil dar sequência aos outros itens do seu roteiro de viagem.

2. Identifique a melhor época para fazer as malas

É muito importante atentar ao clima do seu destino. Saber mais sobre ele é decisivo para levar apenas o essencial na bagagem e, além disso, lembre que as temperaturas precisam estar de acordo com o objetivo da sua viagem.

Se você tirou férias com o intuito de aprender snowboarding, por exemplo, talvez não seja uma boa ir para os Estados Unidos durante o verão. Ao mesmo tempo, diversos destinos no Norte e Nordeste do Brasil têm épocas distintas de chuva e seca, que influenciam (e às vezes até impossibilitam) alguns passeios.

3. Faça pesquisas e converse com quem já visitou o local

A internet pode e deve ser uma grande aliada. Faça pesquisas sobre os principais pontos turísticos, as hospedagens mais indicadas, e até mesmo dicas de segurança para aproveitar seu destino da melhor maneira.

Outra fonte que pode ajudar muito com dicas são os amigos que já visitaram o local em questão. Se você tiver como entrar em contato com nativos ou alguém que já morou no lugar, melhor ainda. Eles podem indicar atrações “fora da curva” e que não aparecem em qualquer blog de viagem.

4. Considere os gastos e o tempo da viagem

Ao planejar uma viagem, é muito importante fazer um roteiro que respeite o seu orçamento e que esteja de acordo com a duração da sua viagem. Tente entender o tempo médio da duração de cada atividade que você quer fazer e lembre-se de incluir o tempo de traslado de um ponto ao outro.

Com relação ao orçamento, pode ser interessante ter uma estimativa total de gastos, assim como um valor reservado por dia e/ou atividade (um valor X para alimentação, um valor Y para entradas em museus e assim por diante). Dessa forma, é possível fazer os ajustes necessários e aproveitar outras atrações caso você economize em alguma frente.

5. Liste todas as atividades que você quer fazer

Esse é o ponto principal do seu roteiro de viagem. Você já sabe qual o objetivo dela, em que época do ano você vai, quais as atrações imperdíveis e quanto você pode gastar por dia.

Chegou a hora de colocar no papel o passo a passo do seu roteiro. Pode ser interessante criar um mapa personalizado no Google Maps e, a partir disso, separar as atividades que podem ser feitas em sequência de acordo com a proximidade.

Lembre de incluir opções de plano B e também de deixar pelo menos um dia do seu roteiro livre — afinal de contas, além da possibilidade de surgirem imprevistos, você também pode descobrir atrações interessantes apenas quando já estiver no destino.

Tudo pronto para fazer as malas e partir pro embarque? Seguindo essas dicas, você pode montar um roteiro de viagem completo e detalhado, o que ajuda a aproveitar ainda mais a sua merecida folga.

Gostou deste texto? Aproveite, então, para seguir a gente nas redes sociais e acompanhar nossas demais dicas de viagem. Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn.
 


0 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *