Conheça as principais cachoeiras de São Paulo

Publicado por Costa Leste em

O estado mais populoso do Brasil é conhecido especialmente por sua megalópole, suas características cosmopolitas e a vida agitada de seus habitantes. Entretanto, é possível admirar a natureza e encantar-se com diversas cachoeiras em São Paulo.

Espalhadas por todo o estado, elas oferecem uma boa opção de passeio para quem quer fugir da rotina sem se afastar muito das grandes cidades. Ainda não acredita? Então, acompanhe este texto até o final e surpreenda-se!

Cachoeira do Prumirim

Além de praia de água cristalina e ondas para surfistas, a cidade litorânea de Ubatuba também oferece um ótimo passeio de cachoeira. A do Prumirim é uma das mais famosas, e fica localizada a caminho de Paraty (RJ). Ela tem acesso fácil, com apenas alguns trechos escorregadios em uma trilha que dura menos de dez minutos, é de uma beleza ímpar e tem uma pedra que pode ser usada de tobogã.

Cachoeira do Corisco

Mais ao sul do estado, a Cachoeira do Corisco fica próxima à fronteira com o Paraná. A queda d’água de 106 metros entre dois cânions oferece uma vista de tirar o fôlego! Infelizmente, o acesso é feito somente até o mirante, uma vez que a cachoeira fica em uma região de preservação ambiental e não conta com trilha apropriada.

Parque Estadual da Serra do Mar

Atualmente, o Parque Estadual da Serra do Mar abriga a maior porção contínua de Mata Atlântica preservada no país. Do litoral sul do estado até a divisa com o Rio de Janeiro, ele ocupa 332 mil hectares e compreende 25 municípios.

Uma trilha de dificuldade média, saindo da cidade de Cunha, é ideal para ciclistas e observadores de pássaros, e tem como recompensa a Cachoeira do Ipiranguinha.

Parque Estadual da Cantareira

Essa é a pedida ideal para quem quer se afastar o mínimo possível da capital: localizado no bairro Horto Florestal, em São Paulo, o parque tem a maior porção de mata nativa em uma região metropolitana. Além da diversidade de fauna e flora, em uma trilha circular de 1 hora e 30 minutos, é possível se encantar com três quedas d’água: a Cachoeira do Tombo, a Cachoeira do Engordador e a Cachoeira do Véu.

Cachoeira do Jamil

No extremo sul da capital paulista, você pode conhecer a Cachoeira do Jamil, já intitulada como a Cachoeira Secreta de São Paulo. Localizada na propriedade do Jamil, em Barragem, o acesso por transporte público até o local não é dos mais simples e, por isso, talvez esse não seja o passeio ideal para fazer com crianças.

De carro, é preciso enfrentar uma estrada de terra de 9 km. Depois disso, apenas uma trilha fácil de 10 km de caminhada separa você de uma bela vista e de um bom banho no rio Capivari, um dos poucos ainda livres de poluição na cidade. Lembre-se de levar lanches e água, uma vez que o local não oferece uma grande estrutura. 

Fazer um passeio em família ou com amigos durante um feriado prolongado, ou mesmo em um fim de semana especial, pode ser fundamental para espairecer e desligar-se de uma rotina corrida. Se essa viagem oferecer contato com a natureza e não tomar muito do seu tempo, melhor ainda, certo? São diversos os destinos que podem surpreendê-lo e as cachoeiras em São Paulo são um belo exemplo.

Agora que você já conhece essas dicas, o que acha de reunir a sua turma e arrumar as malas? Aproveite também para seguir nossa página no Facebook e continuar acompanhando conteúdos como este!