Descubra aqui como funciona uma praia de nudismo

Publicado por Costa Leste em

Já se perguntou como funciona uma praia de nudismo? Muito comum no mundo todo, a prática também tem alguns adeptos no Brasil. Por aqui, oito praias são oficialmente autorizadas e, além da experiência única e do amplo contato com a natureza, a maioria delas tem um visual incrível.

Quer saber mais sobre o tema? Então acompanhe a leitura até o fim e tire suas principais dúvidas, além de conhecer três praias para praticar o nudismo no Brasil.

Como surgiram as praias de nudismo?

O nudismo é uma prática que faz parte do naturismo, uma filosofia de vida que prega o respeito entre as pessoas e o amplo contato com a natureza. No Brasil, grupos associados à Federação Brasileira de Naturismo organizam diversas atividades que seguem esses princípios em todo o país.

Existem relatos antigos sobre a prática, ainda do século XVI.  Entretanto, segundo a própria Federação, o naturismo surge na Alemanha, durante o século XX, especialmente após o livro “Da Nudez”, de Richard Ungewitter.

Quais são as principais regras de convivência em uma praia de nudismo?

Sim, existem regras para a prática do nudismo. Elas devem ser seguidas especialmente para garantir a aplicação dos princípios de respeito, tolerância e não sexualização do corpo, presentes no naturismo. Confira algumas delas!

Interagir como se estivesse de roupa

A primeira premissa para frequentar uma praia de nudismo ou qualquer outra atividade de grupos naturistas é tratar a nudez com normalidade. Portanto, fique à vontade para conversar e agir da mesma forma que você faria se estivesse com roupas.

Não praticar atos sexuais

É importante deixar claro que praias de nudismo não são um destino para casais liberais. Você não vai se deparar com uma pegação generalizada. Inclusive, é bom evitar qualquer tipo de carícia mais íntima, mesmo que você esteja com um namorado ou namorada.

Não tirar foto

Mesmo que o destino seja incrível, é bom evitar qualquer tipo de foto para não prejudicar a experiência de ninguém. Se você fizer muita questão do registro, converse com quem estiver próximo e garanta que eles não saiam na sua foto. O desrespeito a essa regra pode custar um convite para se retirar da praia.

Quais são as principais praias de nudismo no Brasil?

Atualmente, o Brasil tem oito praias liberadas por lei para o nudismo. Elas ficam nos estados da Paraíba, Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Santa Catarina. Conheça um pouco mais sobre algumas delas.

Praia Olho de Boi (Rio de Janeiro)

A praia de nudismo de Búzios é mundialmente famosa e atrai turistas nacionais e internacionais. Rodeada por morros, a Praia Olho de Boi permite um amplo contato com a natureza.

O acesso se dá a partir de uma trilha de aproximadamente 30 minutos e dificuldade média, que parte da Praia Brava e, uma vez na faixa de areia, é obrigatório ficar nu.

Praia das Dunas (Bahia)

Localizada em Massarandupió, essa faixa de areia de 2 km é a única oficializada para a prática do nudismo na Bahia. O acesso só é possível de carro e o mar costuma ser bastante limpo.

A estrutura é simples e básica e quiosques — com garçons vestidos — oferecem algumas opções de comidas e bebidas. Após uma das dunas, é possível se deliciar com um gostoso banho de rio!

Praia de Tambaba (Paraíba)

A 30 km de João Pessoa, Tambaba foi a primeira praia de nudismo oficializada por lei no Nordeste. A faixa de areia foi dividida em duas: uma em que é possível apreciar piscinas naturais de água clara e não é permitido ficar nu.

Logo depois, um posto de fiscalização dá acesso à área de nudismo. A praia tem também uma regra própria: homens desacompanhados não entram. Nessa área é possível vislumbrar o local do mirante Castelo da Princesa, que tem cerca de 60 m de altura.

Agora que você já sabe como funciona uma praia de nudismo, o que está esperando para embarcar nessa aventura? Livre-se de qualquer preconceito e se jogue! A gente garante que essa tem tudo para ser uma experiência única!

Gostou deste texto? Então aproveite para compartilhá-lo em suas redes sociais e reúna os amigos para uma viagem a uma dessas praias!