Saiba onde viajar em julho: 5 praias brasileiras com sol o ano todo

Publicado por Costa Leste em

O clima no Brasil segue as dimensões continentais do país. Por conta disso, é possível encontrar locais paradisíacos e praieiros, mesmo no inverno. Se você já se perguntou para onde viajar em julho e fugir do frio, está no lugar certo! 

Apresentaremos cinco destinos nacionais nos quais você encontra sol praticamente o ano inteiro. Localizados especialmente no Norte e no Nordeste do país, merecem a sua visita não só por conta das temperaturas, mas devido às belezas naturais que preservam.

Continue com a gente até o fim e encante-se!

1. Ilhéus (BA)

Ilhéus é um município baiano e, como grande parte das cidades nordestinas, trata-se de um ótimo destino para onde viajar em julho. O clima é prioritariamente quente e úmido. Além disso, por ser uma das cidades mais populosas do estado, a região tem uma boa infraestrutura para recepcionar turistas. 

Dos centros históricos às fazendas de cacau, passando, claro, pelos 84 km de extensão da costa, Ilhéus tem muitas belezas e aventuras a oferecer!

2. Alter do Chão (PA)

Alter do Chão é uma vila a 30 km de Santarém, principal cidade do Oeste do Pará. O rio Tapajós banha a região e forma uma praia de água doce e cristalina. A região ganhou atenção mundial ao ser listada entre as dez melhores praias do Brasil pelo jornal inglês The Guardian, em 2009. 

O melhor período para visitar a região é justamente entre julho e novembro. Como o volume dos rios sofre influência das chuvas, é nesse período de seca que a maré baixa e as praias aparecem. Além disso, em Setembro acontece o Sairé, uma das manifestações populares mais tradicionais da Amazônia.  

3. Fernando de Noronha (PE)

Fernando de Noronha oferece 350 km de costa em um arquipélago vulcânico no Nordeste do País. As ilhas pertencem ao estado de Pernambuco e representam uma área de proteção marinha. Isso faz com que o acesso à região não seja tão simples e, na maioria das vezes, relativamente caro. 

Ainda assim, a gente garante que vale o esforço! A temperatura anual média de Fernando de Noronha fica acima dos 26 graus e a água cristalina é ótima para a prática do snorkelling e de mergulhos.

4. Maragogi (AL) 

Maragogi é um bairro de Alagoas, estado do Nordeste do país. A região é principalmente conhecida por conta das piscinas naturais, as chamadas Galés. Nos períodos de maré baixa é possível chegar ao local de catamarã (espécie de embarcação) e observar diferentes espécies de peixes nadando pelos corais. 

É possível fazer um bate-volta de Maceió a Maragogi ou encontrar boas opções de hospedagem, inclusive luxuosas, na própria região. 

5. Ilha do Marajó (PA)

A Ilha do Marajó é o maior arquipélago fluviomarinho do mundo. Isso significa que suas cidades são banhadas tanto por rios (Amazonas e Tocantins) quanto pelo mar (no caso, o Oceano Atlântico). 

As cidades de Soure e Salvaterra são aquelas com acesso mais fácil: a travessia pode ser feita de barco ou balsa a partir dos portos de Belém, capital do estado do Pará, e dura cerca de 3 horas. 

Julho é considerado o período do verão amazônico. Portanto, essa é a época do ano em que as praias da região ficam mais movimentadas, trazendo uma melhor estrutura a turistas nacionais e internacionais. 

Com todas essas dicas, fica fácil escolher para onde viajar em julho, não é mesmo? Agora, lembre-se de que é o período de férias escolares e, por ser a época de menos chuvas no Norte e no Nordeste, representa alta temporada nessas regiões. Assim, programe-se com antecedência para aproveitar sua viagem e evitar contratempos!

Quer continuar no clima e conhecer ainda mais maravilhas nordestinas? Aproveite a visita ao nosso site e conheça as 5 melhores praias de Pernambuco agora mesmo!