Descubra os cuidados indispensáveis com a pele no verão!

Publicado por Costa Leste em

Dias quentes e ensolarados são ótimos para atividades ao ar livre e muita diversão, não é mesmo? Com isso, a pele no verão fica mais exposta ao sol e às altas temperaturas o que, além de problemas estéticos pode trazer impactos significativos para a sua saúde.

No entanto, com alguns cuidados é possível passar pelos meses mais quentes sem sofrer com queimaduras, micoses ou outros problemas comuns nessa época do ano. Antes de se jogar no mar, na piscina ou sair para aquela caminhada espetacular, acompanhe este post para descobrir como proteger sua pele durante o verão. Vamos lá?

O que acontece com a pele nos meses de calor?

A maior exposição aos raios UV somada a fatores externos, como sal, vento ou cloro, traz consequências negativas para a nossa pele. O ressecamento inicial é naturalmente combatido pelo aumento da produção de sebo, o que traz oleosidade para a pele. O resultado são poros abertos e alterações na textura que impactam a beleza do rosto.

O sol estimula também o aparecimento ou agravamento de manchas escuras. Já pequenos pontos brancos na pele — outro problema típico do verão — costumam ser micoses, doença causada por fungos que se desenvolvem em ambientes quentes e úmidos.

Há, ainda, problemas mais graves que podem surgir em função dos excessos de calor. Queimaduras dolorosas e descamação são sinais de que sua pele recebeu sol demais, o que pode favorecer o envelhecimento precoce e aumentar os riscos do desenvolvimento de câncer.

Como evitar os danos à pele no verão?

O verão tem que deixar boas lembranças, não marcas na sua pele. Veja nossas dicas para você aproveitar a estação sem neuroses e sofrimentos!

Use sempre protetor solar

O sol causa danos cumulativos à pele, mesmo quando não estamos na praia. Portanto, o dia a dia na cidade também pede cuidados. Um protetor solar com FPS 30 pode ser usado por quem não apresenta tendência à manchas ou não está sob exposição direta ao sol. Já peles mais claras e sensíveis devem contar com a proteção do FPS 60.

Aplique produtos de hidratação

Veja bem, usamos a palavra “produtos” no plural, porque seu rosto, seu corpo e seus cabelos merecem cuidados diferentes. O ideal é que você tenha um creme apropriado para cada região, sempre respeitando as características da sua pele e das suas madeixas. Caso contrário, podem surgir efeitos indesejados, como oleosidade, ressecamento ou seborreia.

Lave o rosto corretamente

Com o calor, a vontade de jogar uma água no rosto surge o tempo todo. No entanto, o uso excessivo do sabonete pode remover a proteção natural da pele e estimular a oleosidade. Assim, o ideal é lavar o rosto apenas duas vezes ao dia, tonificando e hidratando em seguida para um cuidado mais completo.

Faça esfoliação com cuidado

A cada 15 dias, você pode fazer uma esfoliação superficial da pele para retirar melhor as impurezas e evitar o surgimento de pelos encravados. No entanto, a prática não é recomendada caso haja vermelhidão ou qualquer tipo de irritação.

Evite tratamentos de pele

Após diversos tratamentos, como peeling e microagulhamento, é preciso evitar a exposição ao sol sob o risco de surgirem manchas indesejadas. Portanto, o verão não é a melhor época para realizá-los. Se for absolutamente imprescindível passar por algum procedimento, dê preferência àqueles com menor tempo de recuperação.

Por fim, lembre-se de que a hidratação do organismo reflete na saúde da pele no verão. Abuse da água, chás e sucos naturais para afastar o fantasma da desidratação e curtir radiante a estação. Além disso, prefira roupas leves, que facilitem a transpiração e deixem o corpo bem fresquinho para aguentar os dias de calor.

Você abusou do sol antes de conhecer nossas dicas? Nós ainda podemos ajudar! Descubra o que fazer se a sua pele estiver descascando.