Não perca 5 melhores praias em Pernambuco para você conhecer

Publicado por Costa Leste em

Mares de águas esverdeadas, cristalinas e mornas, muitas piscinas naturais e coqueiros para completar o visual. Paradisíaco, não é mesmo? As praias em Pernambuco são uma ótima opção para turistas, sejam eles amantes do agito dos lugares mais badalados ou da calma dos recantos mais isolados.

Com inúmeras belezas naturais e calor o ano inteiro, Pernambuco é o destino ideal para um passeio em família, entre amigos ou mesmo para curtir um romance a dois. Além das paisagens deslumbrantes, a gastronomia local não deixa nada a desejar. Estamos falando, portanto, de uma viagem que é um prato cheio em qualquer época do ano.

O litoral pernambucano tem aproximadamente 187 km de extensão. Continue conosco para conhecer as 5 praias que não podem ficar fora do seu próximo roteiro turístico!

1. Praia do Sancho — Fernando de Noronha 

Entre todas as praias em Pernambuco, essa é considerada a mais bonita (na verdade, é a mais bela do Brasil). O visual é de tirar o fôlego, com águas em diversos tons de verde e azul fazendo contraste com a areia branca. A praia lembra uma grande piscina onde é possível observar a vida marinha. Para isso, não se esqueça de levar o snorkel.

A Praia (ou Baía) do Sancho é opção para aqueles que curtem passeios em áreas mais isoladas, uma vez que o acesso é um pouco complicado. Ele pode ser feito pelo mar ou por escadas que atravessam o paredão rochoso que cerca a praia. 

2. Praia de Carneiros — Tamandaré 

Outra praia que figura na lista das mais bonitas do Brasil. Esse paraíso é formado por piscinas naturais e areia branca, com muitos cenários para você tirar aquela foto. O principal ponto turístico é a Igrejinha, uma capela que fica coladinha no mar e cercada por coqueiros.

Para aproveitar tudo o que a Praia de Carneiros tem a oferecer, o ideal é visitá-la durante a maré baixa, quando as piscinas de águas mornas se formam e viram abrigo para muitos peixes. Há, ainda, opção de passeios de barco com visita ao mangue e parada para experimentar as argilas medicinais.

3. Porto de Galinhas — Ipojuca

Esse é o destino turístico número 1 de Pernambuco, superando até mesmo a capital Recife. As visitas durante as semanas de lua cheia ou nova são as melhores, já que a maré baixa é bem rasa e ocorre pela manhã, com o sol alto dando maior transparência às piscinas naturais. 

Por sua proximidade com Recife e boa infraestrutura, Porto de Galinhas costuma sofrer uma grande ocupação em feriados e finais de semana. Assim, tente programar sua ida fora desses dias, de forma a curtir a região com mais calma.

4. Praia de Boa Viagem — Recife

A praia mais famosa da capital pernambucana tem uma ótima estrutura turística. O calçadão é repleto de quiosques, e a faixa de areia é bem extensa em alguns trechos. Nas piscinas naturais que se formam nos horários de maré baixa, o banho é considerado seguro.

No entanto, não é recomendado ultrapassar os recifes de corais, uma vez que há risco de ataque de tubarões. Por essa razão, o surfe também é proibido. Mas o local é ótimo para a prática de esportes como vôlei, corrida ou musculação (há equipamentos próprios para isso espalhados pela orla).

5. Praia do Paraíso — Cabo de Santo Agostinho

Para finalizar nossa lista das melhores praias pernambucanas, não poderíamos deixar esse belo pedacinho do litoral de fora. O local antes era conhecido como Praia da Preguiça, o que já mostra que essa é uma excelente opção para quem quer relaxar.

As águas da Praia do Paraíso são calmas, ótimas para o banho ou para se aventurar no windsurf ou caiaque. Por não ser muito explorado por turistas, o ambiente ainda está bem preservado em um refúgio de Mata Atlântica.

E aí? Já está com tudo pronto para curtir as melhores praias em Pernambuco? Como os passeios são mais proveitosos quando feitos na maré baixa, consulte a tábua das marés antes de definir a sua programação. E não deixe o protetor solar de lado, mesmo naqueles dias nublados.

E que tal estender o passeio? Aproveite para conhecer as melhores praias do nordeste e divirta-se!