Em busca de um protetor solar natural? Conheça o óleo de coco

Publicado por Costa Leste em

Rico e natural, o óleo de coco é um item versátil e pode oferecer diferentes benefícios ao organismo, inclusive podendo ser consumido de formas variadas. Sua utilização na alimentação e para a hidratação capilar são as mais conhecidas.

Contudo, você sabia que ele também tem propriedades que protegem contra os raios ultravioleta e pode ser usado como um protetor solar natural? Isso mesmo! Continue com a gente e acompanhe a leitura deste texto para conhecer mais essa finalidade do óleo de coco!

É uma opção natural

Livre de químicos, o óleo de coco é uma substância obtida a partir do coco fresco ou do seco. Essa última opção é ainda mais vantajosa, visto que esse é o óleo extravirgem, ou seja, que não passou por processos de refinamento. Contudo, não se preocupe, o óleo de coco refinado não perde seus nutrientes e mantém os diversos benefícios que a substância pode trazer ao corpo. 

Facilita a produção de vitamina D

A vitamina D é um hormônio naturalmente produzido pelo corpo humano. Ela controla a pressão arterial, ajuda a evitar diferentes tipos de câncer e também tem um papel na capacidade intestinal. 

O principal fator de ativação dessa substância é justamente a exposição solar. Alimentos como peixes e gema de ovo também contribuem, mas os raios UVB são os principais responsáveis. Nesse sentido, o óleo de coco pode contribuir para a produção dessa vitamina, tanto quando é utilizado como complemento ao protetor solar como também quando ingerido. 

Auxilia na nutrição da pele

O óleo de coco é um antifúngico e bactericida natural. Assim, ele também hidrata a pele, especialmente por ser absorvido com bastante facilidade e ter grandes propriedades nutritivas. 

Além de proteger dos raios solares e facilitar a produção de vitamina D durante um banho de sol, por exemplo, o produto pode ser utilizado depois da exposição aos raios UV para acalmar a pele. Faça o teste, especialmente no rosto, e veja como ela vai ficar livre daquele aspecto enrugado do pós-praia.  

Ajuda a garantir o bronzeado

A rápida absorção e o estímulo à produção da vitamina D também trazem um novo benefício: um bronzeado mais rápido! Isso acontece porque a produção da melanina também é estimulada. Em outras palavras, isso significa que você precisa passar menos tempo sob o sol para garantir uma pele bronzeada e iluminada. 

Uma pele bronzeada costuma ser o desejo de muitas mulheres, especialmente durante o inverno. A pele dourada traz um aspecto saudável e intensifica o brilho natural de rosto e corpo bem cuidados. 

O óleo de coco pode ser um grande aliado nessa conquista, porém, reforçamos que em hipótese alguma ele deve substituir o protetor solar tradicional, que muitas vezes é indicado por um dermatologista. Como você viu, esse protetor solar natural pode trazer diferentes benefícios à pele e ao corpo, mas deve ser utilizado de forma complementar e não exclusiva. 

E aí, gostou dessa ideia? Então, aproveite para compartilhar este texto nas suas redes sociais e apresentar esse aliado natural às suas amigas!