Saiba quais são os principais sintomas de insolação e como tratar

Publicado por Costa Leste em

Quem não gosta de curtir uma praia ou uma piscina com os amigos? No verão, então, é comum as pessoas se reunirem para aproveitar a estação do calor. Porém, o sol oferece perigos à nossa saúde, especialmente à nossa pele. Diversos cuidados se fazem necessários e, entre eles, é importante ter atenção aos sintomas de insolação.

Quer evitar passar por isso e estar preparado caso venha a acontecer? Então continue a leitura deste post. Saiba mais sobre o que é a insolação, como evitá-la, quais seus principais sintomas e o que fazer para recuperar a hidratação da pele. Boa leitura!

O que é insolação?

A insolação é o resultado da exposição excessiva ao sol, comumente associada à desidratação. Acontece, geralmente, quando uma pessoa passa o dia sob o sol com poucas roupas e não toma os devidos cuidados de hidratação e proteção solar.

A insolação é fácil de ser evitada, mesmo por quem deseja garantir o bronze ao longo do verão. É preciso alternar momentos de exposição direta ao sol com período sob uma sombra, de preferência natural e em local arejado.

Manter a hidratação da pele e do corpo constante, usar óculos escuros, chapéus, protetor solar com FPS a partir de 30 e pegar sol preferencialmente antes das 12h e após as 16h são outras práticas que ajudam a prevenir a insolação.

Quais os principais sintomas de insolação?

A exposição excessiva ao sol pode causar até mesmo queimaduras de 2º e 3º grau na pele, assim como danos cerebrais, quando não tomadas as devidas precauções imediatamente. A seguir, conheça um pouco mais sobre os principais sintomas da desidratação e fique atenta a cada um deles quando estiver na praia ou na piscina.

Tonturas

Ocorre especialmente por causa da desidratação. Pode estar associada a uma confusão mental e/ou sensação de desorientação e fraqueza muscular.

Cefaleia

Uma dor de cabeça intensa é um dos principais sintomas da insolação. Ela pode desencadear vômitos. Casos mais graves resultam em convulsão e danos cerebrais.

Aumento da temperatura corporal

A exposição intensa e excessiva ao sol aumenta a temperatura da pele. Quem sofre de insolação experimenta uma sensação de febre, normalmente acima de 38 graus.

Pele quente e seca

A insolação é muitas vezes visível: a pele fica extremamente seca, quente e avermelhada. Regiões como lábios e pés podem vir a descamar.

Ao identificar esses sintomas, é recomendado procurar abrigo do sol imediatamente, dando preferência a locais arejados. Recuperar a hidratação corporal também é essencial: dê preferência à água, água de coco ou sucos naturais. A hidratação da pele, por sua vez, pode ser restabelecida por meio de compressas com soro fisiológico ou chá de camomila. Cremes hidratantes também ajudam.

A exposição inadequada ao sol pode ser bastante prejudicial à saúde. Caso os sintomas de insolação não melhorem depois dessas medidas, especialmente se a dor de cabeça persistir, é importante procurar uma emergência médica.

Agora que você sabe como lidar com casos de insolação, continue em nosso blog e veja outros cuidados que sua pele precisa durante o verão.