Veja por que você deveria viajar para Paraty pelo menos uma vez na vida

Publicado por Costa Leste em

O estado do Rio de Janeiro guarda belezas que vão muito além das praias da capital. As cachoeiras, a arquitetura, os eventos culturais e a gastronomia local também merecem atenção. Alguns locais são capazes de reunir todos esses encantos. É por isso que você deve viajar para Paraty ao menos uma vez na vida.

Localizada praticamente entre as capitais de Rio e São Paulo, a cidade reúne diversas características de uma cidade grande e movimentada, ao mesmo tempo em que preserva um ar interiorano e bucólico. Neste texto, apresentamos as principais atrações dessa cidade histórica que certamente merece a sua visita. Confira!

Praias

Para além do Centro Histórico, Paraty tem um litoral extenso: são cerca de 300 praias e mais de 65 ilhas em suas proximidades. Trilhas ecológicas em contato com a Mata Atlântica certamente darão o toque de aventura ideal a sua viagem!

Entre as principais praias que merecem estar no seu roteiro, podemos citar: Praia do Jabaquara, para quem não quer se afastar da região central; Praia do Sono, para quem procura um maior contato com a natureza; Trindade, para quem procura paisagens exuberantes; Saco do Mamanguá, para quem busca por atividades de trilha e camping.

Cachoeiras

A localização privilegiada da cidade também garante o acesso a trilhas e cachoeiras a partir de Paraty. A água doce e refrescante pode ser uma ótima pedida depois de um longo dia de sol na praia, não é mesmo?

Pedra Branca, Poço da Laje e Tobogã são as mais populares e, o melhor de tudo, é que elas ficam muito próximas da região central da cidade — a cerca de dez quilômetros.

Cultura e arquitetura

O centro histórico da cidade é uma atração a parte: tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1958, ele reúne diversas construções que datam do período da colonização. Igrejas, casarões e as típicas ruas calçadas com pedras irregulares conferem o charme do local.

Além da arquitetura, Paraty ferve cultura por meio de diversos eventos que sedia. O mais conhecido deles, a Feira Literária Internacional de Paraty reúne anualmente os principais autores, pensadores e pesquisadores do Brasil e do mundo em palestras, mesas de conversa e shows. Também pode ser interessante planejar uma viagem que coincida com o Bourbon Festival, a Festa do Divino Espírito Santo, ou ainda o Paraty em Foco.

Gastronomia

A localização estratégica entre grandes metrópoles e a recepção de eventos de grande porte ao longo do ano faz de Paraty um berço fértil para a culinária nacional e mundial. São diversos os restaurantes, especialmente no centro histórico, que podem trazer tanto um clima intimista para quem viaja a dois, como garantir uma noitada bastante divertida para quem vai com amigos.

Muitos estabelecimentos são bastante tradicionais na cidade e na grande maioria deles você encontra o famoso Jorge Amado. Você não pode sair de Paraty sem experimentar esse drink típico, preparado com a cachaça regional Gabriela — que sim, leva cravo e canela —, maracujá e um toque de limão. Divino!

Clima

Conhecer o clima de um local ao qual você pretende viajar é fundamental para saber montar os looks de acordo com a época do ano e não deixar nenhum item especial fora da mochila. Entre a serra e o mar, Paraty tem um verão curto, mas bastante intenso. Já o inverno costuma ser longo e agradável, com poucas nuvens. Raramente as temperaturas ficam abaixo de 15 °C ou acima dos 35 °C.

Independente da época escolhida, lembre-se sempre do protetor solar e dê preferência a calçados leves e roupas confortáveis, especialmente por conta do calor e das ruas irregulares do centro histórico.

Sem dúvidas, viajar para Paraty é uma experiência única. A cidade histórica reúne o que há de melhor no Brasil: amplo contato com a natureza, diversidade cultural e uma riquíssima gastronomia, além de um contato com a história do nosso país. Está esperando o quê para conhecê-la?

Agora que você já conhece mais sobre essa cidade incrível, aproveite para compartilhar este texto nas suas redes sociais e já convidar os amigos para uma próxima viagem!