5 alimentos que protegem a pele do sol

Publicado por Costa Leste em

Proteger a cútis do sol é essencial para garantir a saúde, o bem-estar e a beleza. Sem o cuidado adequado, aumentam os riscos de surgirem manchas e até o câncer de pele.

A exposição desprotegida também leva ao envelhecimento precoce e ao aparecimento de rugas. Assim, não faltam motivos para cuidar dessa questão, não é? Além de respeitar os horários e de usar o protetor solar, há alguns ingredientes que protegem a pele e que podem ser incorporados na dieta.

Quer tornar o seu cardápio ainda mais funcional? Então, conheça 5 alimentos que protegem a pele do sol ao colocar o biquíni ou maiô.

1. A cenoura ajuda a manter o bronzeado

Um dos principais componentes da cenoura é o betacaroteno, um antioxidante de atuação poderosa. Responsável pela cor laranja do alimento, também protege as células de maneira contínua.

Como resultado, seu consumo diminui os riscos de doenças e de sofrer com o envelhecimento precoce. Para melhorar, ainda ajuda a manter o bronzeado saudável mesmo quando você já não está no sol. A cenoura pode ser consumida crua, cozida ou até em sucos energizantes.

2. As frutas vermelhas são saborosas e cheias de proteção

Frutas como amora, framboesa e morango são excelentes companheiras de quem pretende ir ao sol. Em primeiro lugar, elas são ricas em vitamina C, que auxilia a formar o colágeno. Seu consumo constante, portanto, ajuda a manter a firmeza da pele.

Esses alimentos que protegem a pele do sol também são repletos de ácido elágico, que atua de forma antioxidante e gera proteção. Para melhorar, esses ingredientes servem para diminuir os riscos de manchas e até aumentam o FPS do filtro solar.

3. O chocolate também é um dos alimentos que protegem a pele do sol

Apesar de ser cortado de muitas dietas, o chocolate pode fazer bem para o seu corpo — especialmente para a cútis em épocas de sol. Por ser rico em flavonoides, ele oferece uma camada extra contra queimaduras e vermelhidão.

Para obter tais efeitos, é preciso optar por chocolate meio amargo ou com alta porcentagem de cacau. Assim, você alia o sabor à proteção.

4. O tomate é ideal para garantir a beleza da pele

Muito presente nas saladas e até em sanduíches e pizzas, o tomate tem uma grande concentração de licopeno. Essa substância tem ação antioxidante e ajuda a evitar a degeneração das células.

Como elimina os radicais livres, o licopeno também previne o surgimento de rugas causadas pelo sol. A melhor maneira de consumi-lo é em pratos aquecidos.

5. A água não deve ser esquecida

Quando se fala em alimentos que protegem a pele do sol é comum pensar em ingredientes que fazem parte das preparações. Contudo, é essencial não se esquecer de um dos componentes mais importantes do corpo: a água.

Ter uma boa hidratação contribui para que os órgãos funcionem de maneira otimizada, elimina o acúmulo de toxinas e ainda ajuda após a exposição ao sol. Na pele, especificamente, devolve a hidratação necessária para que a cútis fique macia e longe das rugas.

Ao incorporar esses 5 alimentos que protegem a pele do sol à sua alimentação, você terá hábitos muito mais saudáveis e uma epiderme bem cuidada. Então, é só aproveitar os dias de temperatura elevada e caprichar no bronzeado.

Aprendeu quais são os alimentos que protegem a pele? Acesse a nossa página no Facebook e descubra muito mais!