Protetor solar no inverno: entenda sua importância nesta estação

Publicado por Costa Leste em

Há quem pense que não é necessário usar protetor solar no inverno. Ledo engano: a loção é fundamental não só no verão, mas em todas as estações do ano, já que protege contra os raios ultravioleta e a radiação advinda dos aparelhos eletrônicos presentes em casa.

Quer entender melhor quais são os benefícios do protetor solar, como usá-lo e por que utilizá-lo também no inverno? Continue a leitura deste post e confira as informações que preparamos para você.

Quais são os benefícios do protetor solar?

O filtro solar deve ser usado para proteger a pele de ações danosas do sol que, ao emitir radiação, pode causar queimaduras e doenças mais graves, como o câncer de pele. Além disso, o uso regular da substância combate o envelhecimento precoce, que pode levar à formação antecipada de marcas de expressão e rugas finas no rosto.

Outra vantagem estética é a menor formação de manchas, bem como a suavização de marcas de acne, que ocorre com o passar do tempo, e o não escurecimento das olheiras. No rosto, mais um benefício se relaciona à texturização da pele. O uso frequente de protetor solar facilita a homogeneização da cútis, livrando-a de problemas como irritação e oleosidade em excesso.

Por que utilizar protetor solar no inverno?

A radiação ultravioleta (UVA), que é danosa à pele, também incide durante o inverno. Na verdade, ela está presente durante todas as estações do ano. Por isso, embora a presença do sol não seja sentida com tanta força nos meses frios, é necessário se prevenir.

O que acontece no inverno é que há a diminuição da incidência de outro raio solar, o UVB, responsável por queimar a pele. Por isso, as pessoas costumam pensar que podem se descuidar em relação à proteção. Porém, como a incidência do UVA continua, o melhor é se cuidar.

Filtros solares com cor também ajudam a prevenir a luz branca proveniente de aparelhos eletrônicos domésticos, como o computador. Essa luminosidade também pode causar danos, como o envelhecimento precoce. Por isso, essa é mais uma razão para usar protetor solar no inverno.

Como usar o protetor solar corretamente?

Além de entender por que é importante usar o protetor solar em todas as estações do ano, também é necessário saber como fazê-lo da maneira correta. O primeiro passo é abusar da quantidade, já que passar uma pequena porção do produto diminui sua eficácia.

Além disso, o menor fator de proteção recomendado é o 30 e recomenda-se passar o produto a cada duas ou três horas, ou sempre que você suar demais ou se molhar. Para completar as dicas, não se esqueça de averiguar qual filtro solar é o mais adequado para o seu tipo de pele, uma vez que há opções em creme, gel ou aerossol.

Entendeu por que é importante usar protetor solar no inverno? Ao transformar a prática em hábito, você consegue proteger a sua pele contra câncer, envelhecimento precoce, manchas e irritações.

Gostou das informações? Agora que você está preparado para curtir o inverno com segurança, aproveite para conhecer alguns destinos que fazem a cabeça de quem gosta de viajar nessa época do ano!