Lista das 4 cachoeiras em Minas Gerais que você precisa conhecer

Publicado por Costa Leste em

As cachoeiras em Minas Gerais são pontos turísticos que atraem visitantes de todos os lugares do Brasil e do mundo. São inúmeras quedas que embelezam diversas partes do estado. Para ajudar os viajantes a escolher a próxima aventura, listamos 4 cachoeiras que prometem tirar o fôlego de qualquer amante da natureza. Preparado para escolher o próximo destino? Então, confira este post!

1. Cachoeira do Tabuleiro

Localizada na Serra do Espinhaço (MG), essa cachoeira é a mais alta de Minas Gerais e a terceira maior do Brasil. Aproximadamente 270 metros de queda livre formam um paredão de água que lembra o formato de um coração. O tamanho do poço da cachoeira também é expressivo: nas extremidades do lago, a profundidade pode chegar a 20 metros.

A Cachoeira do Tabuleiro fica a 190 km de Belo Horizonte, sendo que a cidade mais próxima do local é Conceição do Mato Dentro (168 km da capital mineira). Na portaria, é cobrada uma taxa de visitação e, para chegar até o local das quedas, é preciso caminhar cerca de 3,5 km até a parte baixa (lago). Para chegar ao topo é preciso um bom preparo físico, pois o percurso pode demorar até três horas e meia.

2. Cachoeira das Irmãs

Popularmente conhecida como “Cachoeira das Freiras”, a queda tem 42 metros de altura e fica a 36 km de Uberlândia (MG). Vale dizer que existem várias cachoeiras ao redor que também podem ser visitadas. A Cachoeira das Irmãs é formada pelo Ribeirão Bom Jardim e tem baixo volume de água, o que faz com que muitos associem a queda com o jato de um “spray”.

O local é de fácil acesso e conta com estacionamento. Por isso, possui grande número de visitações. A propriedade pertence ao Instituto Francisco Savério Pestanha, onde também está localizado o Convento das Freiras de Araguari. É um ótimo passeio para quem quer conhecer um pouco da história da região.

3. Cachoeira Grande

É um dos principais cartões-postais do estado. Localizada na famosa Serra do Cipó (MG), é considerada um dos conjuntos naturais mais bonitos do Brasil. Suas quedas não são tão altas como as demais cachoeiras (aproximadamente 10 metros de altura). Porém, o grande volume das águas confere beleza singular ao local.

A Cachoeira Grande está localizada em uma área privada, portanto, é cobrada uma taxa de entrada. Há uma ótima infraestrutura para receber os visitantes como estacionamento, restaurantes e banheiros. O acesso ao local encontra-se no km 95 da MG-010, a 100 km de Belo Horizonte.

4. Cachoeiras do Canyon

Essas quedas foram criadas a partir da criação do lago de Furnas, um reservatório artificial que gera energia por meio de uma usina hidrelétrica, na região de Capitólio (MG). Assim, surgiram novas paisagens com lindas cachoeiras e canyons. Cada cachoeira tem, aproximadamente, 50 metros de altura e elas deságuam em lagos de cor esverdeada.

O acesso ao local das quedas é feito apenas com o uso de embarcações apropriadas. Por isso, escunas levam turistas até as cachoeiras. Para contratar esses serviços você precisa ir até a cidade de Capitólio (300 km de Belo Horizonte), pela Rodovia MG-050. As saídas acontecem na Ponte do Turvo, no km 306.

São inúmeras cachoeiras em Minas Gerais a serem visitadas e contempladas! Por isso, faça seu roteiro e desbrave as belezas que o Brasil oferece. Programe-se para conhecer essas maravilhas naturais durante as férias ou em um fim de semana. Seu bem-estar agradece!

E, você? Conhece outras cachoeiras em Minas Gerais que não estão na lista mas que são ótimas para visitação? Então, comente no post e contra pra gente quais são!