Saiba como escolher o protetor solar

Publicado por Costa Leste em

Vivemos em um país quente e ensolarado e, por isso, precisamos constantemente nos proteger contra os efeitos nocivos do sol. A proteção é importante no dia a dia, mas quando vamos à praia a atenção deve ser redobrada e o protetor solar não deve jamais ser deixado de lado.

Por mais que pareça uma tarefa simples, escolher o produto ideal para proteger a pele pode gerar muitas dúvidas. Afinal, há muitas opções disponíveis nas prateleiras dos mercados e farmácias, cada uma com suas especificações e particularidades.

Você sabe como escolher o protetor solar? Acompanhe este post e descubra!

Fique de olho no FPS

Em qualquer protetor solar, o FPS (fator de proteção solar) é a informação que recebe maior destaque. Esse parâmetro está relacionado ao nível de proteção contra os raios UVB, aqueles que são responsáveis por tornar a pele vermelha e que contribuem para gerar lesões pré-cancerígenas.

No entanto, isso não quer dizer que o protetor não seja eficaz contra os raios UVA também, que penetram mais profundamente na pele e estão ligados ao envelhecimento precoce e ao câncer tipo melanoma. O produto bloqueia ambos os tipos de raios e quanto maior for o FPS maior será a proteção.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia, deve-se sempre usar um protetor solar com FPS 30 ou maior, independentemente da cor da pele.

Não se apegue ao termo “hipoalergênico”

A maior parte dos protetores solares é formulada sem a adição de substâncias potencialmente alergênicas, tais como corantes e fragrâncias. Assim, ter o termo “hipoalergênico” no rótulo não traz garantias adicionais de segurança. 

Como todo cosmético pode causar reações adversas, é importante realizar o teste de sensibilidade sempre que comprar um novo protetor. Para isso, basta passar uma pequena quantidade do produto na parte interna do braço e observar possíveis reações dentro de um intervalo de 24 horas, ou seja, ao menos um dia antes de correr para a praia.

Não supervalorize a expressão “dermatologicamente testado”

Qualquer cosmético disponível para venda no mercado brasileiro foi testado e atende a todos os requisitos legais para sua comercialização — isso inclui ser seguro para uso em humanos. Assim como ser hipoalergênico, ser testado dermatologicamente não traz nenhum benefício extra para o produto.

Prefira protetores desenvolvidos e produzidos no Brasil

A pele é influenciada pelos hábitos que adotamos. Dessa forma, podemos dizer que ela sofre variações de acordo com o estilo de vida. Por isso, em vez de comprar um protetor solar na Europa ou Estados Unidos, dê preferência aos produtos nacionais, que foram especialmente desenvolvidos para o nosso clima e para a nossa população.

Observe seu tipo de pele

A textura do protetor solar escolhido deve ser adequada para o tipo de pele. Quem sofre com a oleosidade deve optar por produtos em gel, sérum ou aqueles mais fluidos. Opções com “toque seco” agradam a quem tem pele oleosa e também a quem não gosta daquela sensação pegajosa.

Já quem apresenta pele normal ou seca pode recorrer aos cremes e loções. Aqui, vale deixar outra observação: os protetores oil-free, ao contrário do que parece, não são livres de óleo, mas, sim, com menor predisposição a entupir os poros e causar espinhas.

Pronto! Agora você já sabe como escolher o protetor solar ideal para proteger a pele em um dia de diversão na praia. Lembre-se de que o produto deve ser espalhado no corpo antes de iniciar a exposição ao sol e que deve ser reaplicado a cada 2 horas ou após banhos de mar e transpiração excessiva. 

Nossas dicas foram úteis? Então, siga-nos nas redes sociais e fique por dentro de todas as nossas novidades. Estamos no FacebookInstagram e LinkedIn.