4 dicas essenciais para melhorar a viagem de carro

Publicado por Costa Leste em

Fazer uma viagem de carro é uma ótima oportunidade para se reunir com os amigos e a família na hora de ir à praia, por exemplo. Ao longo do trajeto, é possível explorar as belezas do caminho e ainda viver experiências diferentes.

Ao mesmo tempo, é uma escolha que pode se tornar cansativa e até desagradável. Sem os cuidados certos, todo o prazer de viajar sobre quatro rodas é substituído por perrengues e falta de conforto.

A seguir, veja como melhorar a viagem de carro e entenda o que faz a diferença.

1. Estude muito bem a rota

Antes de colocar o pé na estrada, é importante saber para onde você vai e o caminho que pretende seguir — a menos que se trate de um trajeto feito várias vezes por mês, é preciso se planejar com cuidado.

Veja quais são as rotas disponíveis e pondere questões como duração da viagem, condições da estrada e segurança. Também é importante pensar em elementos como pedágios e retornos. Antes de sair de casa e depois que já estiver em movimento, acompanhe o trânsito para evitar congestionamentos.

2. Saiba o que levar para comer e beber

Especialmente em uma viagem de carro longa, é preciso conseguir comer e beber bem. Nem sempre há restaurantes ou lanchonetes na estrada. Mesmo quando há um estabelecimento, nada garante que você vá gostar da comida do local. Para prevenir contratempos, faça uma boa provisão de alimentos e bebidas.

Escolha bebidas isotônicas, suco e muita água. Se possível, leve os recipientes em uma bolsa ou caixa térmica, de modo que não aqueçam. Quanto às comidas, prepare itens rápidos e fáceis de comer. Os embalados são práticos, mas também há sanduíches, frutas e lanches saudáveis. Apenas fuja de produtos que precisam de refrigeração, estragam facilmente ou deixam um cheiro forte.

3. Planeje paradas para o descanso

Se o trajeto tiver algumas horas de duração, é inevitável fazer paradas de descanso. Isso serve para esticar o corpo e prevenir lesões comuns, como nas costas, no pescoço ou no joelho. Também é importante para descansar a visão e suprir todas as necessidades do organismo.

O recomendado é sempre ficar em locais específicos, como lanchonetes, postos de gasolina e lojas de conveniência. Então, o planejamento da rota é realmente importante. Evite parar no acostamento ou em áreas desertas.

Se a viagem se estender pela madrugada, considere fazer ao menos uma parada para poder dormir. Isso ajuda a diminuir os riscos de acidentes e garante máximo conforto para todos.

4. Tome cuidado com a segurança

Qualquer viagem de carro precisa ser, principalmente, segura. Durante todo o planejamento, não se esqueça de colocar algumas dicas em prática. Antes de começar o passeio, faça uma revisão completa no veículo. Garanta que os pneus e freios estão adequados e tenha a certeza que o motor não deixará todos na mão. Não se esqueça de abastecer e leve, também, algumas ferramentas para pequenos consertos.

Para o caso de emergências ou imprevistos, tenha o contato da seguradora ou de um reboque da região. Para se prevenir contra a queda de internet, use um GPS e mapas de papel. Na mala, inclua remédios para enjoo e um kit de primeiros socorros.

Além de tudo, siga as recomendações de quem conhece melhor a rota. Evite atalhos fora da estrada principal ou caminhos marcados pela violência — mesmo que sejam mais curtos. Assim, o processo ocorrerá conforme o previsto.

Sair para uma viagem de carro pode ser uma experiência única e divertida. Ao seguir essas orientações, você terá tudo o que é necessário para curtir ótimos momentos.

Quer muitas outras dicas para o seu cotidiano? Curta a nossa página no Facebook!