Afinal, o que fazer se a sua pele estiver descascando?

Publicado por Costa Leste em

É só esquentar um pouquinho e já começamos a sonhar com o bronzeado perfeito, não é verdade? Entretanto, na busca por uma pele mais dourada, muita gente acaba abusando do sol. E o resultado? Uma pele descascando e cheia de manchas!

Para evitar que você passe pelo dissabor de ver seu lindo bronze se transformar em uma terrível queimadura, reunimos aqui algumas dicas espertas. Elas com certeza te ajudarão a chegar até o fim da estação com nada além de uma marquinha de biquíni incrível! Continue lendo o post e veja o que fazer se a sua pele estiver descascando.

Por que a pele descasca?

A descamação é uma resposta da nossa epiderme ao excesso de exposição ao sol. Com a falta de proteção solar adequada, os raios UVB causam queimaduras. Elas podem ser mais ou menos intensas, dependendo da gravidade da lesão.

A área agredida reage ficando vermelha, ressecada e ardendo. Após alguns dias a pele começa a se renovar, e a área danificada descasca. Por ser uma camada mais grossa, o efeito causado fica bastante aparente.

Para minimizar as consequências das queimaduras, uma dica interessante é o uso de produtos pós-sol à base de aloe vera e manteiga de cacau, que são materiais bem hidratantes. Experimente ainda aplicar compressas de água fria e fuja de banhos quentes. Sua cútis já sofreu o suficiente!

O que fazer se a pele estiver descascando?

O dia foi delicioso, você se divertiu muito, mas acabou exagerando no sol. Agora está com a pele descascando. Saiba que alguns cuidados podem te ajudar a atenuar o problema. Fique ligada!

O estrago já foi feito. Portanto, fique calma e abuse de produtos hidratantes, como cremes e loções. Dê preferência ao banho frio e abuse da água termal. O produto tem propriedades calmantes que vão ajudar bastante.

Evite ainda se expor novamente ao sol, até estar totalmente recuperada. Mas, se for inevitável, não descuide do protetor solar. É importante também não puxar a pele solta, por maior que seja a vontade que você tenha de fazer isso. Você evitará ferimentos e manchas.

Caso a situação seja realmente grave, pode ainda investir em cremes à base de corticoides. Mas procure o seu dermatologista antes, ok?

Como evitar queimaduras solares?

Não é muito difícil evitar as agressões causadas pelos raios UV, capazes de deixar sua pele descascando. Listamos apenas algumas dicas simples, mas já vão ajudar — e muito — na prevenção contra os danos causados pelo sol.

Além delas, vale a pena lembrar que o que ingerimos conta muito. Portanto, evite alimentos muito pesados e beba bastante água.

Use protetor solar

Por mais divertido que esteja o passeio, não descuide dos protetores solares. O grau de proteção vai depender da sua necessidade. O importante é reaplicá-lo todas as vezes em que suar muito ou entrar na água.

Invista em chapéus e saídas de praia com proteção UV

Chapéus e saídas de praia também são aliados na prevenção de queimaduras. Por serem barreiras físicas, acabam impedindo agressões relacionadas à exposição direta.

Aposte em materiais com proteção UV. Esses tecidos tecnológicos evitam danos às camadas mais profundas da pele, o que contribui ainda para a prevenção contra o envelhecimento precoce.

Atente aos horários

Os raios solares são maravilhosos para a saúde, ajudando na sintetização da vitamina D e absorção do cálcio. Mas para aproveitar todos os benefícios de um relaxante dia de sol, evite a exposição entre 10h e 16h, quando há maior incidência de raios UVA/UVB. É melhor ficar na sombra nos horários de pico.

Por mais que ter a pele descascando seja um contratempo bem desagradável, não se desespere. Nosso corpo costuma se regenerar bastante rápido e em alguns dias você estará totalmente recuperada.

Beba bastante água, coma bem e lembre-se dos cuidados que citamos. Assim você estará pronta para aproveitar o melhor do verão e de quebra conseguir um bronzeado impecável.

Gostou das dicas sobre como tratar a pele descascando? Já passou por uma situação semelhante? Conte para a gente nos comentários.


1 comentário

Carla · 20/09/2020 às 08:38

Amei seu blog rsrs já estou seguindo 🙂

Os comentários estão fechados.