Aprenda como tratar queimadura de sol e aliviar as dores

Publicado por Costa Leste em

Praia, piscina, verão, sol, todas essas palavras remetem a momentos agradáveis e muita diversão. Contudo, eles podem perder o brilho se você ganhar uma queimadura de sol.

Ela pode ser leve, de fácil tratamento, mas também pode ganhar proporções maiores e precisar da ajuda de um médico. Portanto, vale a pena saber um pouco mais sobre o assunto para conseguir evitar esse incômodo.

Neste artigo, você confere algumas informações e dicas sobre como tratar queimadura de sol e aliviar as dores. Confira e cuide da sua pele!

Quais são as características da queimadura de sol?

A queimadura de sol é uma inflamação que, a princípio, se manifesta como uma mancha vermelha na pele. A depender de sua intensidade, ela pode também criar bolhas no local lesionado.

Seus principais sintomas são dores leves, sensação de queimação e ardência, formigamento e uma mudança na textura da pele, que pode ficar até mesmo enrugada e esbranquiçada.

Queimaduras de primeiro grau atingem somente a superfície da pele, enquanto as de segundo grau causam inchaço e a formação da bolha. As de terceiro grau são as mais graves e que machucam a pele em maior profundidade, com bolhas mais delicadas e doloridas.

Quais são as causas mais comuns do problema?

A exposição ao sol prolongada sem qualquer proteção é a principal causa da queimadura. É muito fácil ficar por horas na praia e se esquecer totalmente de renovar o filtro solar na pele, então tenha atenção a isso.

Jamais vá para o sol com perfumes e outros produtos parecidos, pois eles podem deixar a pele sensível para o problema. O mesmo vale para manuseio de frutas, como limão e outras cítricas, muito usadas no preparado de drinks e bebidas do verão.

Como tratar queimadura de sol e ficar mais confortável?

Existem alguns procedimentos simples e acessíveis para que você possa tratar a queimadura e se recuperar rapidamente. Entretanto, lembre-se de que é sempre importante dar prioridade para as orientações médicas de um especialista em dermatologia se quiser uma recuperação segura e satisfatória.

Faça compressas de camomila

A camomila tem propriedades calmantes, que ajudam a aliviar o desconforto causado pela queimadura. Faça um chá com a erva, coloque na geladeira por algum tempo e depois faça compressas com uma gaze ou pedaço de algodão. Deixe sobre a queimadura por até 10 minutos, várias vezes ao dia.

Use cremes e pomadas

Mantenha sempre a pele hidratada em caso de queimaduras. Dê preferência para produtos com plantas medicinais, como Aloe vera. Isso evita que a pele descame e que a dor seja menor.

Tome banho somente com água

Durante o banho, não utilize outros produtos. A química contida neles costuma agredir ainda mais a pele, então prefira somente a água em temperatura mais fria e não esfregue seu corpo.

Beba muito líquido

Beba muita água nesse momento, para intensificar a hidratação da pele e do organismo como um todo. Outros líquidos como suco de melancia, de abacaxi e de cenoura com laranja são ricos em antioxidantes e contribuem bastante no alívio da inflamação.

Pronto! Agora você já sabe como tratar queimadura. Portanto, evite se expor ao sol sem proteção e, se por acaso isso acontecer, use essas dicas para tratar o problema da melhor forma. 

Este artigo foi útil para você? Tem outras dicas para compartilhar sobre o assunto? Comente e participe!